1. Classifique as orações coordenadas conforme o código abaixo:
( 1 ) oração coordenada assindética
( 2 ) oração coordenada sindética aditiva
( 3 ) oração coordenada sindética adversativa
( 4 ) oração coordenada sindética alternativa
( 5 ) oração coordenada sindética explicativa
( 6 ) oração coordenada sindética conclusiva
a) Gosto muito de dançar, pois faço “jazz”desde pequenina. ( )
b) Recebeu a bola, driblou o adversário e chutou para o gol. ( )
c) Acendeu o “abat-jour”, guardou os chinelos e deitou-se. ( )
d) Não se desespere, que estaremos a seu lado sempre. ( )
e) Ele estudou bastante; deve, pois, passar no próximo vestibular. ( )
f) Está faltando água nas represas, por conseguinte haverá racionamento de energia. ( )
g) Não me abandone, ou eu sou capaz de morrer. ( )
h) Não é gulodice, nem egoísmo de criança. ( )
i) Ela não só chorava, como também rasgava as cartas com desespero. ( )
j) Choveu muito na região sudeste; no entanto, o rodízio de água começará amanhã. ( )
2. Conclua a construção dos períodos com os tipos de orações indicados.
a. Meu pai achava que eu devia ter uma profissão. (coordenada sindética conclusiva)
b. Você pode ser uma Mariazinha ( coordenada sindética aditiva)
c. A mulher vai se tornar almirante da Marinha (coordenada sindética explicaiva)
d. As Forças Armadas já admitem mulheres (coordenada sindética conclusiva)
3.Sublinhe as orações coordenadas sindéticas presentes nos períodos abaixo e classifique- as:
a) Ele não pratica esportes nem faz exercícios em casa.
b) Vou organizar minha bagagem hoje, pois irei viajar amanhã.
c) Vamos jantar logo, que a comida está esfriando.
d) Você deve levar os estudos a sério ou enfrentará dificuldades no futuro.
4) “Os pais incentivaram os filhos para a leitura; estes, contudo, pouco leram.” A conjunção expressa idéia de:
a) conclusão b) oposição c) alternância d) adição e) explicação
5) O período em que o conetivo estabelece uma relação de idéias diferente das demais é:
a) O registro verbal de cultura está no livro, portanto ele é um instrumento básico na educação.
b) O livro fixa o patrimônio histórico, cultural e científico da humanidade, logo ele é um instrumento básico na educação.
c) Todos devem ter acesso ao livro, pois ele é um instrumento básico na educação.
d) O livro propicia acesso aos bens culturais, por isso ele é um instrumento básico na educação.
e) A aquisição de novos conhecimentos é proporcionada pelo livro, por conseguinte ele é um instrumento básico na educação.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
Acho interessante passar um vídeo A CAÇA AO TESOURO Sítio do Picapau Amarelo para os alunos assistirem e depois de analis...
-
ESCOLA ______________________________ SÉRIE __________ DATA _____________ ESTUDANTE __________________________ PROFESSOR(A) ______________...
-
1) Assinale o erro de regência verbal. a) Ele assistia com carinho os enfermos daquele hospital. b) Não quero assistir esse espetáculo....
Nenhum comentário:
Postar um comentário