Pular para o conteúdo principal

Exercícios de Orações coordenadas

1. Classifique as orações coordenadas conforme o código abaixo:

( 1 ) oração coordenada assindética

( 2 ) oração coordenada sindética aditiva

( 3 ) oração coordenada sindética adversativa

( 4 ) oração coordenada sindética alternativa

( 5 ) oração coordenada sindética explicativa

( 6 ) oração coordenada sindética conclusiva

a) Gosto muito de dançar, pois faço “jazz”desde pequenina. ( )

b) Recebeu a bola, driblou o adversário e chutou para o gol. ( )

c) Acendeu o “abat-jour”, guardou os chinelos e deitou-se. ( )

d) Não se desespere, que estaremos a seu lado sempre. ( )

e) Ele estudou bastante; deve, pois, passar no próximo vestibular. ( )

f) Está faltando água nas represas, por conseguinte haverá racionamento de energia. ( )

g) Não me abandone, ou eu sou capaz de morrer. ( )

h) Não é gulodice, nem egoísmo de criança. ( )

i) Ela não só chorava, como também rasgava as cartas com desespero. ( )

j) Choveu muito na região sudeste; no entanto, o rodízio de água começará amanhã. ( )


2. Conclua a construção dos períodos com os tipos de orações indicados.

a. Meu pai achava que eu devia ter uma profissão. (coordenada sindética conclusiva)

b. Você pode ser uma Mariazinha ( coordenada sindética aditiva)

c. A mulher vai se tornar almirante da Marinha (coordenada sindética explicaiva)

d. As Forças Armadas já admitem mulheres (coordenada sindética conclusiva)

3.Sublinhe as orações coordenadas sindéticas presentes nos períodos abaixo e classifique- as:

a) Ele não pratica esportes nem faz exercícios em casa.
b) Vou organizar minha bagagem hoje, pois irei viajar amanhã.
c) Vamos jantar logo, que a comida está esfriando.
d) Você deve levar os estudos a sério ou enfrentará dificuldades no futuro.


4) “Os pais incentivaram os filhos para a leitura; estes, contudo, pouco leram.” A conjunção expressa idéia de:

a) conclusão b) oposição c) alternância d) adição e) explicação

5) O período em que o conetivo estabelece uma relação de idéias diferente das demais é:

a) O registro verbal de cultura está no livro, portanto ele é um instrumento básico na educação.

b) O livro fixa o patrimônio histórico, cultural e científico da humanidade, logo ele é um instrumento básico na educação.

c) Todos devem ter acesso ao livro, pois ele é um instrumento básico na educação.

d) O livro propicia acesso aos bens culturais, por isso ele é um instrumento básico na educação.

e) A aquisição de novos conhecimentos é proporcionada pelo livro, por conseguinte ele é um instrumento básico na educação.

Postagens mais visitadas deste blog

Respostas das atividades -Orações Subordinadas Substantivas

1.Leia esta tira de Dik Browne:
2. Você já sabe que a cada verbo ou locução verbal corresponde uma oração. Observe o balão de Hagar no 1º quadrinho : a) Quantas orações têm o período?   o período tem duas orações. b) A primeira oração liga-se à segunda por meio da conjunção que. Esse período é composto por coordenação ou por subordinação?  Período composto por subordinação 3. Examine a locução fui dizer quanto à predicação. a) Como ela se classifica?   Predicado verbal
b) Qual é o seu objeto indireto, ou seja, a quem Hagar disse algo? Ao vizinho
c) Qual é o objeto direto, ou seja, o que Hagar foi dizer ao vizinho? 

Hagar foi dizer ao vizinho que os latidos dos cães dele os estavam incomodando.

4. Faça de acordo com o modelo: Teu estudo é importante.  È importante que estudes.
a) O nosso trabalho é necessário -É necessário que trabalhes. b) Exige-se tua participação. Exige-se que você participe ou Exige-se que participes
c) Está decidida a festa.Está decidido que  haverá festa
d) Convém a tua vin…

Atividade de oração Subordinada Substantiva

1.Leia esta tira de Dik Browne: 2. Você já sabe que a cada verbo ou locução verbal corresponde uma oração. Observe o balão de Hagar no 1º quadrinho : a) Quantas orações têm o período? _________________________________________ b) A primeira oração liga-se à segunda por meio da conjunção que. Esse período é composto por coordenação ou por subordinação? ______________________________ 3. Examine a locução fui dizer quanto à predicação. a) Como ela se classifica? __________________________________________
b) Qual é o seu objeto indireto, ou seja, a quem Hagar disse algo? _______________________________________________________________
c) Qual é o objeto direto, ou seja, o que Hagar foi dizer ao vizinho? _______________________________________________________________
4. Faça de acordo com o modelo: Teu estudo é importante. È importante que estudes.
a) O nosso trabalho é necessário. __________________________________________ b) Exige-se tua participação. ________________________________________…