terça-feira, 16 de outubro de 2018

Caça ao Tesouro- Nova edição

               Acho interessante passar um vídeo A CAÇA AO TESOURO Sítio do Picapau Amarelo para os alunos assistirem e depois de analisado oralmente a mensagem, passar para o início do caça ao tesouro              

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=CcCj17Zb5_c, acesso em 09/07/2019.







Iniciando o caça ao tesouro



Alimente a imaginação das crianças! Use e abuse da fantasia para apresentar essa carta às crianças!  Quanto mas imaginação, melhor!
Para iniciar o caça ao tesouro, apresente de uma forma criativa a carta enviada por uma personagem às crianças.  Crie uma atmosfera de expectativa e mistério…  A história da carta é de um pirata, recebida por engano. O pirata escreveu a um amigo que o plano deles funcionou bem e que o tesouro está escondido num local seguro.



Esse caça ao tesouro será aplicado nas turmas do Ensino Fundamental I e depois postarei as atividades para todos terem uma noção de como foi a execução. Todas as pistas foram planejadas por mim e a ideia do pergaminho também, para que a atividade fique mais prazerosa e realista.













Ao finalizar a última pista, os alunos encontram o tesouro e dentro dele devem estar livros de gêneros diferentes, doces e brinquedos.


Sugestões para organizar o jogo

  • Antes de iniciar a “Caça ao tesouro”, reúna a turma, separe os grupos (se for o caso) e faça os combinados, estabelecendo regras com relação à segurança em escadas, respeito aos colegas, trabalho em equipe, etc.
  • No caso de grupo, cada um terá uma cor de identificação das perguntas que irão procurar e para cada participante terá uma fita de identificação colorida no braço, para identificar a que time pertence.
  • O ideal é que cada grupo tenha um acompanhante que ficará por perto para observar e orientar, mas não para ajudar a desvendar pistas ou charadas.
  • Uma pessoa deverá ser o “juiz”, que ficará com os enigmas em local fixo pré combinado e os entregará na sequencia, conforme os grupos forem desvendando os enigmas, encontrando as perguntas e as respondendo corretamente.
  • As perguntas devem ser distribuídas em locais complicados: debaixo de uma cadeira, atrás de uma porta, no refeitório, em uma árvore, biblioteca, etc.
  • No enigma final  (que revela o local do tesouro), todos desvendarão juntos.

Daptado do site:
Fonte: https://www.papodaprofessoradenise.com.br/faca-uma-caca-ao-tesouro-do-pirata/acesso em abril de 2019

Caça ao tesouro

Nesse link, você encontra uma nova edição do Caça ao Tesouro https://wwwselmamascarenhas.blogspot.com/2018/10/caca-ao-tesouro.html