Pular para o conteúdo principal

O lobo e o cão- texto e compreensão do texto


O lobo e o cão

Encontraram-se na estrada. Um cão e um lobo. E este disse:

-Que sorte amaldiçoada! Feliz seria, se um dia como te vejo me visse. Andas gordo e bem tratado, vendes saúde e alegria. Ando triste e arrepiado, sem ter onde cair morto! Gozas de todo o conforto, e estás cada vez mais moço. E eu, para matar a fome, nem acho às vezes um osso! Esta vida me consome... Dize-me tu, companheiro: Onde achas tanto dinheiro?

Disse-lhe o cão:

“Lobo amigo! Serás feliz, se quiseres deixar tudo e vir comigo. Vives assim porque queres... Terás comida à vontade, terás afeto e carinho, mimos e felicidade, na boa casa em que vivo!

Foram-se os dois. Em caminho, disse o lobo, interessado:

Que é isto? Por que motivo tens o pescoço esfolado?

-É que, às vezes, amarrado me deixam durante o dia...

-Amarrado? Adeus amigo! (disse o lobo) Não te sigo! Muito bem me parecia que era demais a riqueza... Adeus! Inveja não sinto: Quero viver como vivo! Deixa-me antes com a pobreza! Antes livre, mas faminto, do que gordo, mas cativo!

Fábula de Esopo
Compreensão do texto

1.Para que haja identificação do leitor com a história, é necessário caracterizar as personagens, suas atitudes diante da vida e a situação vivida.

a) Quem são as personagens?

b) O que o texto nos diz sobre elas?

c. Que convite o cão fez ao lobo?

2. O lobo pensou em aceitar o convite. Por quê?

3.O que o fez desistir do convite?

4. Que motivo o lobo apresentou para não aceitar o convite?


5. O texto que você acabou de ler é uma fábula. Você concorda com essa afirmação? Justifique.

6. Numa fábula, há sempre uma crítica a determinado tipo de comportamento que se deveria evitar. Nesta fábula, a crítica se refere a que tipo de atitude?

Postagens mais visitadas deste blog

Respostas das atividades -Orações Subordinadas Substantivas

1.Leia esta tira de Dik Browne:
2. Você já sabe que a cada verbo ou locução verbal corresponde uma oração. Observe o balão de Hagar no 1º quadrinho : a) Quantas orações têm o período?   o período tem duas orações. b) A primeira oração liga-se à segunda por meio da conjunção que. Esse período é composto por coordenação ou por subordinação?  Período composto por subordinação 3. Examine a locução fui dizer quanto à predicação. a) Como ela se classifica?   Predicado verbal
b) Qual é o seu objeto indireto, ou seja, a quem Hagar disse algo? Ao vizinho
c) Qual é o objeto direto, ou seja, o que Hagar foi dizer ao vizinho? 

Hagar foi dizer ao vizinho que os latidos dos cães dele os estavam incomodando.

4. Faça de acordo com o modelo: Teu estudo é importante.  È importante que estudes.
a) O nosso trabalho é necessário -É necessário que trabalhes. b) Exige-se tua participação. Exige-se que você participe ou Exige-se que participes
c) Está decidida a festa.Está decidido que  haverá festa
d) Convém a tua vin…

Atividade de oração Subordinada Substantiva

1.Leia esta tira de Dik Browne: 2. Você já sabe que a cada verbo ou locução verbal corresponde uma oração. Observe o balão de Hagar no 1º quadrinho : a) Quantas orações têm o período? _________________________________________ b) A primeira oração liga-se à segunda por meio da conjunção que. Esse período é composto por coordenação ou por subordinação? ______________________________ 3. Examine a locução fui dizer quanto à predicação. a) Como ela se classifica? __________________________________________
b) Qual é o seu objeto indireto, ou seja, a quem Hagar disse algo? _______________________________________________________________
c) Qual é o objeto direto, ou seja, o que Hagar foi dizer ao vizinho? _______________________________________________________________
4. Faça de acordo com o modelo: Teu estudo é importante. È importante que estudes.
a) O nosso trabalho é necessário. __________________________________________ b) Exige-se tua participação. ________________________________________…