Pular para o conteúdo principal

Dinâmica do Espelho



 Objetivo: Despertar para a valorização de si. Encontrar-se consigo e com seus valores.

Tempo Estimado: 30 minutos

Material: Um espelho escondido dentro de uma caixa, de modo que ao abri-la o integrante veja seu próprio reflexo.

Descrição: 

O coordenador motiva o grupo: "Cada um pense em alguém que lhe seja de grande significado. Uma pessoa muito importante para você, a quem gostaria de dedicar a maior atenção em todos os momentos, alguém que você ama de verdade... com quem estabeleceu íntima comunhão... que merece todo seu cuidado, com quem está sintonizado permanentemente... Entre em contato com esta pessoa, com os motivos que a tornam tão amada por você, que fazem dela o grande sentido da sua vida..." Deve ser criado um ambiente que propicie momentos individuais de reflexão, inclusive com o auxílio de alguma música de meditação. Após estes momentos de reflexão, o coordenador deve continuar: "... Agora vocês vão encontrar-se aqui, frente a frente com esta pessoa que é o grande significado de sua vida".  Em seguida, o coordenador orienta para que os integrantes se dirijam ao local onde está a caixa (um por vez). Todos devem olhar o conteúdo e voltar silenciosamente para seu lugar, continuando a reflexão sem se comunicar com os demais. Finalmente é aberto o debate para que todos partilhem seus sentimentos, suas reflexões e conclusões sobre esta pessoa tão especial. É importante debater sobre os objetivos da dinâmica.

Postagens mais visitadas deste blog

Respostas das atividades -Orações Subordinadas Substantivas

1.Leia esta tira de Dik Browne:
2. Você já sabe que a cada verbo ou locução verbal corresponde uma oração. Observe o balão de Hagar no 1º quadrinho : a) Quantas orações têm o período?   o período tem duas orações. b) A primeira oração liga-se à segunda por meio da conjunção que. Esse período é composto por coordenação ou por subordinação?  Período composto por subordinação 3. Examine a locução fui dizer quanto à predicação. a) Como ela se classifica?   Predicado verbal
b) Qual é o seu objeto indireto, ou seja, a quem Hagar disse algo? Ao vizinho
c) Qual é o objeto direto, ou seja, o que Hagar foi dizer ao vizinho? 

Hagar foi dizer ao vizinho que os latidos dos cães dele os estavam incomodando.

4. Faça de acordo com o modelo: Teu estudo é importante.  È importante que estudes.
a) O nosso trabalho é necessário -É necessário que trabalhes. b) Exige-se tua participação. Exige-se que você participe ou Exige-se que participes
c) Está decidida a festa.Está decidido que  haverá festa
d) Convém a tua vin…

Atividade de oração Subordinada Substantiva

1.Leia esta tira de Dik Browne: 2. Você já sabe que a cada verbo ou locução verbal corresponde uma oração. Observe o balão de Hagar no 1º quadrinho : a) Quantas orações têm o período? _________________________________________ b) A primeira oração liga-se à segunda por meio da conjunção que. Esse período é composto por coordenação ou por subordinação? ______________________________ 3. Examine a locução fui dizer quanto à predicação. a) Como ela se classifica? __________________________________________
b) Qual é o seu objeto indireto, ou seja, a quem Hagar disse algo? _______________________________________________________________
c) Qual é o objeto direto, ou seja, o que Hagar foi dizer ao vizinho? _______________________________________________________________
4. Faça de acordo com o modelo: Teu estudo é importante. È importante que estudes.
a) O nosso trabalho é necessário. __________________________________________ b) Exige-se tua participação. ________________________________________…