terça-feira, 28 de março de 2017

Lendas e mitos

                                                 O que é mito?



Os mitos são narrativas que expressam o modo como determinado povo vê o mundo e tenta explicar fatos e fenômenos cuja origem e funcionamento desconhece.
Segundo os estudiosos já três grupos de mitos: os que explicam a origem do mundo e dos deuses: os que contam história de convivência entre deuses, semideuses e seres humanos que têm livre trânsito entre o céu e a Terra; e os que contam histórias de seres humanos comuns, simples mortais.
Os mitos se utilizam de muita simbologia, personagens sobrenaturais, deuses e heróis. Todos estes componentes são misturados a fatos reais, características humanas e pessoas que realmente existiram
É comum haver nos mitos elementos mágicos (ambientes, objetos, plantas, substâncias ) seres sobrenaturais, como deuses, ninfas, centauros e monstros, e seres humanos dotados de poderes especiais.

Muitos dos mitos gregos fazem parte também da cultura de outros povos, figurando em seus contos populares, lendas, fábulas, etc. Um dos mitos gregos é o Minotauro, criatura com cabeça de touro e corpo de homem que se alimentava de carne humana. Entre as lendas brasileiras, há um ser fantástico que, como o Minotauro, tem corpo de homem e cabeça de bicho,Lobsomem

Nos mitos, é comum haver ações heroicas de uma ou mais personagens, que podem ser simples mortais ou semideuses, filhos de deuses com seres humanos. Os semideuses, embora tenham dons especiais, não são donos de seu destino nem imortais. O mito não é apenas uma história aventuresca,   mas um meio de buscar a realidade  ou o significado das coisas e de transmitir um ensinamento. Por isso, com suas lições de sabedoria, serve de exemplo a seres humanos de diferentes épocas. O narrador normalmente é observador, o tempo geralmente é o passado.

Fonte: www.google.com.br


Dia 15 de março, Dia da Escola