LÓRAX : EM BUSCA DA TRÚFULA
PERDIDA
Sinopse: O filme conta a história de um menino que vive em uma cidade
onde a natureza desapareceu e tudo passou a ser controlado pela tecnologia. Ao
descobrir que o único desejo da sua amada era ver uma árvore de verdade, ele se
lança numa aventura que o leva a conhecer Loráx, uma curiosa criatura de cor
laranja que luta para preservar a floresta encantada onde mora.
O Lorax - Em Busca da Trúfula Perdida (2012) Dublado 720p 5.1 CH By-LuanHarper
Com esse filme podemos trabalhar
os seguintes conteúdos Conceituais:
Da Geografia (lugar, paisagem, região, espaço
geográfico).
Da Ciência: diferenças das plantas e lugares de
origem e a preservação da natureza com os conceitos da reciclagem, reutilização
e redução.
Antes
de solicitar que os alunos assistam ao filme, o professor poderá levantar os
conhecimentos prévios dos alunos sobre o desmatamento, o lixo, a destruição dos
espaços verdes e a ação do ser humano na destruição da natureza.
Depois
o professor suscitará no aluno o que chamou mais atenção ao assistir o filme e
pedirá a ele que faça um desenho sobre a parte do filme, e explique o porquê
essa parte em especial chamou sua atenção.
Outra
sugestão seria o professor relacionar as imagens do filme com o ambiente em que
vivemos.
* Será
que o que assistimos no vídeo é parecido com o meio ambiente no qual vivemo?
*O desmatamento que aparece no filme acontece
na vida real? *Como podemos evitar? E a cidade de plástico, poderíamos viver em
uma cidade assim? Como seria viver em um lugar em que tudo é de plástico e que
o ar é engarrafado? E a poluição, na vida real é parecida com o filme, onde
podemos vê-la?
Solicitar
aos alunos que produzam um texto sobre a situação do baixo em que vivem
E os Conteúdos Atitudinais:
Com esses questionamentos, o professor poderá
conduzir os alunos a refletir sobre o cuidado que eles têm com a natureza. Será
que estamos cuidado dela como devemos? Se não, como poderemos mudar essa
situação?