quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

BULLYING NA ESCOLA

 

                                  BULLYING NA ESCOLA                         

           

           O termo BULLYING compreende todas as formas de maneiras agressivas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivo evidente e são tomadas por um ou mais estudantes contra outro, causando traumas, e são executadas dentro de uma relação desigual de poder. A prática de atos agressivos e humilhantes de um grupo de estudantes contra um colega, sem motivo aparente é conhecida mundialmente como bullying e bully significa brigão, valentão. O BULLYING é um problema mundial, sendo encontrado em toda e qualquer escola. Os que praticam o BULLYING têm grande perspectiva de se tornarem adultos com comportamentos antissociais e violentos, podendo vir a adotar, inclusive, atitudes delituosas ou delinquentes.

 Os alunos, com uma frequência muito maior, estão mais envolvidos com o Bullying, tanto como autores quanto como alvos. Já entre as alunas, embora com menor frequência, o BULLYING também ocorre e se distingue, principalmente, como método de exclusão ou difamação. Até um apelido pode causar desmoronamento na autoestima de uma criança ou adolescente. Apesar de não sofrerem diretamente as agressões, poderão ficar aborrecidas com o que veem e indecisas sobre o que fazer. Tudo isso pode influenciar de maneira negativa sobre sua competência de adiantar-se acadêmica e socialmente. O Bullying escolar é assim classificado: alvos de Bullying - são os alunos que só sofrem BULLYING; alvos/autores de Bullying - são os alunos que ora sofrem, ora praticam BULLYING; autores de Bullying - são os alunos que só praticam BULLYING; testemunhas de Bullying - são os alunos que não sofrem nem praticam Bullying, mas coexistem em um ambiente onde isso acontece.

Quando não há intervenções eficazes contra o BULLYING, o espaço escolar torna-se totalmente corrompido. Todas as crianças, são afetadas, passando a experimentar sentimentos de ansiedade e medo. Os alunos que sofrem BULLYING, dependendo de suas características individuais e dos meios em que vivem, principalmente os familiares, poderão não ultrapassar os traumas sofridos na escola. Poderão quando adultos apresentar sentimentos negativos, especialmente com baixa autoestima, tornando-se indivíduos com sérios problemas de relacionamento. Poderão adquirir, também, um comportamento hostil.

 A prática de bullying começou a ser pesquisada há cerca de dez anos atrás na Europa, quando descobriram que essa forma de violência estava por trás de muitas tentativas de suicídios de adolescentes. No Reino Unido, por decisão governamental, hoje todas as escolas já implantaram políticas antibullying.

 O médico Aramis Lopes Neto, coordenador da pesquisa da ABRAPIA (Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e Adolescência) diz: “Trata-se de um problema complexo e de causas múltiplas. Portanto, cada escola deve desenvolver sua própria estratégia para reduzi-lo. A única maneira de se combater o bullying é através da cooperação de todos os envolvidos: professores, funcionários, alunos e pais. As medidas tomadas pela escola para o controle do BULLYING, se bem aplicadas e envolvendo toda a comunidade escolar, contribuirão positivamente para a formação de costumes de não violência na sociedade”.

                           Fontehttps://valdinere123.blogspot.com/2019/02/interpretacao-de-texto-sobre-o-bullying.html. Acesso em 17/02/2021

Compreensão do texto:


1ª) Infelizmente muitas escolas têm enfrentado bullying em suas instituições. Diariamente são noticiados nas redes de comunicação tragédias ocorridas dentro das escolas. A partir da leitura do texto defina bullying.

 2ª) Como se sentem os alunos que praticam bullying na escola?

 3ª) Até muitas meninas se tornam agressoras e alvos deste problema enfrentado pelas escolas, no entanto, de que forma, o bullying é praticado entre as alunas?

 4ª) Como se sentem as alunas acometidas pelo bullying?

5ª) Na sua opinião, o que fazer para amenizar este problema mundial enfrentando pelas instituições escolares?

                     

6ª) Quando não existem intervenções eficazes contra o bullying no espaço escolar, como se sentem as crianças afetadas por este trauma?

 

7ª) “Poderão adquirir, também, um comportamento hostil.” A palavra em destaque poderia ser substituída por

           ( A)   paciente.

            (B )   agressivo.

             (C)   benigno.

             (D) amável

 8ª) Ao pesquisarem sobre o bullying há cerca de 10 anos atrás, o que acabaram descobrindo? E em sua opinião, por que o governo está tão preocupado com esta prática?

 9ª) Como o médico Aramis Lopes Neto trata em seu discurso sobre o bullying?

Obs:  Clicando abaixo você pode  baixar o texto em PDF

 Bullying na Escola

                                          

 

Nenhum comentário:

Dia 15 de março, Dia da Escola