terça-feira, 16 de agosto de 2016

Projetos Pedagógicos

Convivência, um exercício de valores.

Em virtude dos muitos anos de uma educação meramente conteudista, a escola de hoje enfrenta o dilema de conjugar competência cognitiva com formação de valores éticos. Nesse sentido, as diversas áreas do saber anseiam por uma linha educacional capaz de trabalhar o conhecimento científico aliado às possibilidades do uso racional e responsável para com a vida humana.
Esse projeto pedagógico busca, em sua essência, tomar para si esse desafio atual e trabalhar o tema de valores, na intenção de procurar, tanto nas questões práticas do cotidiano quanto no confronto com a realidade social excludente, desenvolver o senso de respeito, justiça, solidariedade e responsabilidade social. Acreditamos que a aproximação da família com a escola seja pré-requisito indispensável nesse processo, posto que a formação de valores se origina e se consolida verdadeiramente na família.
Resultados atingidos
Os resultados do projeto Convivência: um exercício de valores demonstraram que toda ação pautada nos valores tem visibilidade e, como disse o mestre Paulo Freire, ''o educando descobre-se como um construtor do mundo e da cultura''. Coube a nós, como escola, proporcionar essa ação.

Dessa forma, foi percebida uma transformação em todo o espaço escolar. Entre os educadores, vimos uma maior interação nas relações humanas de empatia, tolerância e maior envolvimento com os alunos. Nesse processo de troca, os alunos demonstraram entre si maior envolvimento com o fortalecimento da amizade, do respeito, da capacidade de perdoar e nas rotinas de sala de aula, mais desenvoltura nas atividades em grupos.

Foi importante para nossa equipe desenvolver um projeto como esse e reafirmamos nossa preocupação em formar cidadãos críticos e autônomos, embasados nos valores.
Equipe de professores e coordenação pedagógicaColégio Pro Campus, Teresina, PI.http://www.procampus.com.br 
Projeto Pedagógico publicado na edição nº 400, jornal Mundo Jovem, setembro de 2009, página 4.

Acontecendo na prática


  • Em cada bimestre é abordado um tema principal que é composto de algumas ações em conjunto e outras realizadas por cada professor. Seguem algumas sugestões:
    Ética e felicidade
    • Exibição do filme A corrente do bem, com o objetivo de relacionar o nosso bem-estar à satisfação de contribuir com o outro.
    • Encontro de formação com os pais.
    • Encontro com os alunos, sobre o tema.
    • Visitas a algumas instituições sociais da cidade.
    Paz e solidariedade
    • São debatidas algumas personalidades que contribuíram para a construção
    da paz, como Gandhi, Madre Tereza de Calcutá, Nelson Mandela, Martin Luther King.
    • Poderá ser feito um concurso de redação entre as turmas da escola sobre o tema da paz.
    Trabalho e promoção da vida
    • O trabalho cada vez mais ganhará ares de humanização, oriunda de um coeficiente emocional, característico dos tempos modernos, em detrimento do tecnicismo de períodos anteriores.
    • Exibição dos filmes Tempos modernos e O corte, para problematizar a temática do trabalho.
  • Fonte:
  • http://www.mundojovem.com.br/projetos-pedagogicos/projeto-convivencia-um-exercicio-de-valores
  • Projeto Pedagógico publicado na edição nº 400, jornal Mundo Jovem, setembro de 2009, página 4.

Nenhum comentário:

Dia 15 de março, Dia da Escola