1.Leia esta tira de Dik Browne:
2. Você já sabe que a cada verbo ou locução
verbal corresponde uma oração. Observe o balão de Hagar no 1º quadrinho
:
a) Quantas orações têm o
período? _________________________________________
b) A primeira oração liga-se à
segunda por meio da conjunção que. Esse período é composto por
coordenação ou por subordinação? ______________________________
3. Examine a locução fui
dizer quanto à predicação.
a) Como ela se classifica?
__________________________________________
b) Qual é o seu objeto
indireto, ou seja, a quem Hagar disse algo?
_______________________________________________________________
c) Qual é o objeto direto, ou
seja, o que Hagar foi dizer ao vizinho?
_______________________________________________________________
4. Faça de acordo com o modelo: Teu estudo é importante. È importante que estudes.
a) O nosso trabalho é
necessário. __________________________________________
b) Exige-se tua participação. _____________________________________________
c) Está decidida a festa. ______________________________________________
d) Convém a tua vinda. _______________________________________
e)
Está clara a sua participação nos acontecimentos
5.Observe e recorde: Verbo
transitivo direto → objeto direto
Verbo
transitivo indireto + preposição: → Objeto indireto
Substantivo,
adjetivo ou advérbio + preposição: complemento nominal
Agora coloque A para
objeto direto , B para objeto indireto e C para complemento nominal.
1.( ) Penso muito em você. 2.( ) Minha casa é longe da escola.
3..( ) Tenho medo de assombração. 4 ( ) Disse a ela que voltasse logo.
5.( ) Gastei todo o meu salário. 6 ( ) Nós tínhamos receio de uma
catástrofe
7.( ) Ela tem preferência por música
clássica. 8. ( ) Será que veremos o cometa?
9.( ) O menino leu a notícia admirado. 10 ( ) Todos precisam de alguém.
11. ( ) O rapaz está temeroso pela situação
atual. 12 ( ) Eles gostam de futebol.
6. Verifique se a oração
destacada é: (A) objetiva direta ( C) objetiva indireta (B) completiva nominal (D ) subjetiva
( ) Os pais desejam que os filhos sejam
felizes.
( ) Tenho conhecimento de que tu
voltarás amanhã.
( )
Parece que o resultado não os deixou tristes.
( )
Eu não me esqueço de que deverei resolver tudo amanhã.
( ) Meu amigo mandou saber se você
gosta dele, Maria.
( ) É conveniente que seja assim.
(
) Afinal me convenci de que
tudo eram sonhos.
( )
Tenho a vaga lembrança de que o conheço de algum lugar.
( )
Penso que tens medo de que ele se vá.
( ) Se ele confessou, não sei.
7. Classifique a oração
destacada: ( A) principal, (B) subordinada substantiva predicativa, ou
subordinada substantiva apositiva (C).
( ) Tínhamos uma esperança: que dias
melhores viriam.
( ) O correto seria o seguinte: que todos
colaborassem.
( ) A maior tristeza da criançada foi que
o palhaço não veio.
( ) Deu-nos este conselho:
que cobrássemos mais.
8.Observe e recorde: A oração
subordinada introduzida por preposição + conjunção pode ser:
→ objetiva indireta: completa o
verbo transitivo indireto da oração principal.
→ completiva nominal: completa
um nome da oração principal.
8.1. Agora, classifique as
orações subordinadas substantivas em (OI) objetiva indireta, (CN) completiva
nominal, (PR) predicativa ou (AP) apositiva.
( ) Convenceu-se de que era mentira. ( ) Minha esperança era que ele voltasse.
( ) Coloco esta condição: não me perturbem (
) Insisto em que me auxilies.
( ) Todos estavam receosos de que ele
se machucasse.( ) O fato é que ele não se esforça.
9. Divida e Classifique as orações substantivas dos períodos abaixo:
a) Fizeram a seguinte advertência: que o trabalho fosso secreto.
___________________________________________________________________________
b) É possível que as provas sejam anuladas. ___________________________________________________________________________
c) A boa notícia do dia seria que descobrissem a cura da AIDS.
__________________________________________________________________________
d) Alguém lhe perguntou de onde vinha. ___________________________________________________________________________
e) Ninguém soube se morrera de desgosto. ___________________________________________________________________________
f) Inteirei-me de que ela havia mentido. ___________________________________________________________________________
10. (F. Objetivo-SP) No período: "É necessário que todos se esforcem", a oração destacada é:
a) substantiva objetiva direta b) substantiva objetiva indireta
c) substantiva completiva nominal d) substantiva subjetiva e) substantiva predicativa
11. (F. Objetivo-SP) "A verdade é que a gente não sabia nada..." Classifica-se a segunda oração como:
a) subordinada substantiva objetiva direta b) subordinada adverbial conformativa
c) subordinada substantiva objetiva indireta d) subordinada substantiva predicativa
e) subordinada substantiva apositiva
11 comentários:
Bom dia professora! Já trabalhei com tipologia textuais. AChei muito interessante da sua aprte usar a tirinha de Hagar para explicar as orações subordinadas.
Professor: Claudio Santos
olá nao tem as respostas? eu resolvi mas queria conferir.
Olá ! Também resolvi os exercícios , mas gostaria de uma segunda opinião. Vc vai postar as respostas ??
Olá, pessoal, assim que puder postarei as respostas.
De qualquer forma, obrigada por visitar o meu blog
Claudio, sempre gostei de trabalhar com HQ. Obrigada por visitar o blog.
Gostei muito do seu blog pois é contextualizado, pois e é assim que precisamos de atividades para tirar nossas dúvidas.
Oi, Rosa, obrigada pela visita. Volte sempre e fique à vontade para dar sugestões de como melhorar o blog.
Abraços
Olá tem como você posta as respostas ?
adorei gostaria de obter as respostas tem como você postar? Agradeço....
oi selma, manda as respostar, por favor.
Boa noite,
Pessoal as respostas dessas atividades vocês encontram no link abaixo:
http://wwwselmamascarenhas.blogspot.com.br/2014/01/respostas-das-atividades-oracoes.html
Postar um comentário