Palavras como
preposições, conjunções e pronomes possuem a função de criar um sistema de
relações, referências e retomadas no interior de um texto; garantindo unidade
entre as diversas partes que o compõe. Essa relação, esse entrelaçamento de
elementos no texto recebe o nome de Coesão Textual.
Há, portanto,
coesão, quando seus vários elementos estão articulados entre si, estabelecendo
unidade em cada uma das partes, ou seja, entre os períodos e entre os
parágrafos.
Tal unidade
se dá pelo emprego de conectivos ou elementos coesivos, cuja função é
evidenciar as várias relações de sentido entre os enunciados. Veja um exemplo
de um texto coeso:
"O
presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse neste domingo que o Brasil não vai
atender ao governo interino de Honduras, que deu prazo de dez dias para uma
definição sobre a situação do presidente deposto Manuel Zelaya, abrigado na
embaixada brasileira desde que retornou a Tegucigalpa, há uma semana. Caso
contrário, o governo de Micheletti ameaça retirar a imunidade diplomática da
embaixada brasileira no país, segundo informou comunicado da chancelaria
hondurenha divulgado na noite de sábado, em Tegucigalpa".
(Jornal
O Globo - 27/09/2009)
Quando um
conectivo não é usado corretamente, há prejuízo na coesão. Observe:
A escola possui um excelente time
de futebol, portanto até hoje não conseguiu vencer o campeonato.
O conectivo
"portanto" confere ao período valor de conclusão, porém não há
verdadeira relação de sentido entre as duas frases: a conclusão de não vencer
não é possuir um excelente time de futebol. Analisaremos, a seguir, o problema
na coesão:
É óbvio que
existem duas ideias que se opõem, são elas: possuir um time de futebol x não
vencer o campeonato.
Logo, só
podemos empregar um conector que expresse ideia adversativa, são eles: mas,
porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto, não obstante.
O período
reescrito de forma adequada, fica assim:
A escola
possui um excelente time de futebol, mas até hoje não conseguiu vencer o
campeonato.
...,porém até
hoje não conseguiu vencer o campeonato.
...,contudo
até hoje não conseguiu vencer o campeonato.
...,todavia
até hoje não conseguiu vencer o campeonato.
...,entretanto
até hoje não conseguiu vencer o campeonato.
..., no
entanto até hoje não conseguiu vencer o campeonato.
..., não
obstante até hoje não conseguiu vencer o campeonato.
Mecanismos
de coesão: é meio pelo qual ocorre a coesão em um texto. Os principais são:
1) Coesão por substituição:
consiste na colocação de um item em lugar de outro(s) elemento(s) do texto, ou
até mesmo de uma oração inteira.
Ele comprou
um carro. Eu também quero comprar um.
Ele comprou
um carro novo e eu também.
Observe que
ocorre uma redifinição, ou seja, não há identidade entre o item de referência e
o item pressuposto. O que existe, na verdade, é uma nova definição nos termos:
um, também. Comparemos com outro exemplo
Comprei um
carro vermelho, mas Pedro preferiu um verde.
O termo
"vermelho" é o adjunto adnominal de carro. Ele é, então, o
modificador do substantivo.
Todavia, esse
termo é silenciado e, em seu lugar, faz-se presente a porção especificativa
"verde". Logo, trata-se de uma redefinição do referente.
2) Coesão por
elipse: ocorre quando elemento do texto é omitido em algum dos contextos em que
deveria ocorrer.
-Pedro vai
comprar o carro?
- Vai!
Houve a omissão dos termos Paulo
(sujeito) e comprar o carro (predicado verbal), todavia essa não prejudicou nem
a correção gramatical nem a clareza do texto. Exemplo clássico de coesão por
elipse.
3) Coesão por
Conjunção: estabelece relações significativas entre os elementos ou orações do
texto, através do uso de marcadores formais - as conjunções. Essas podem
exprimir valor semântico de adição, adversidade, causa, tempo...
Perdeu as
forças e caiu. (adição)
Perdeu as forças,
mas permaneceu firme. (adversidade)
Perdeu as
forças, porque não se alimentou. (causa)
Perdeu as
forças, quando soube a verdade. (tempo)
Observe que
todas as relações de sentido estabelecidas entre as duas porções textuais são
feitas por meio dos conectores: e, mas, porque, quando.
4) Coesão
Lexical: é obtida pela seleção vocabular. Tal mecanismo é garantido por dois
tipos de procedimentos:
a)Reiteração:
ocorre por repetição do mesmo item lexical ou através de hiperônimos, sinônimos
ou nomes genéricos.
O aluno
estava nervoso. O aluno havia sido assaltado. (repetição do mesmo item lexical)
Uma menina desapareceu. A garota
estava envolvida com drogas.
(coesão resultante do uso de
sinônimo)
Havia muitas
ferramentas espalhadas, mas só precisava achar o martelo.
(coesão por
hiperônimo: ferramentas é o gênero de que martelo é a espécie)
Todos ouviram
um barulho atrás da porta. Abriram-na e viram uma coisa em cima da mesa.
(coesão
resultante de um nome genérico)
Observação:
nos exemplos acima, observamos que retomar um referente por meio de uma
expressão genérica ou por hiperônimo é um recurso natural de um texto.
Muitos
estudantes de concursos ou vestibulares perguntam se é errado repetir palavras
em suas redações. A resposta é simples: se houver, na repetição, finalidade
enfática você não será penalizado.
Todavia, a
escolha dos recursos coesivos mais adequados deve ser feita, levando-se em
consideração a articulação geral do texto e, eventualmente, os efeitos
estilísticos que se deseja obter.
b)Coesão por colocação ou
contiguidade: consiste no uso de termos pertencentes a um mesmo campo
semântico.
Houve um grande
evento nas areias de Copacabana, no último dia 02.
O motivo da festa foi este: o Rio sediará as olimpíadas de 2016.
O motivo da festa foi este: o Rio sediará as olimpíadas de 2016.
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